Campo do Muro – Passa a Quatro-MG

 
O Campo do Muro é um pico famoso de Passa Quatro, MG. Fica na região da Pedra da Mina, de onde inclusive se a vista seu cume.

 
Está há 2.119m de altitude e o desnível até a cidade de Passa Quatro, provável local de pouso, é de 1.164m.
 
Apresenta um visual incrível, com toda a beleza da Serra da Mantiqueira, é possível observar as cidades de Itanhandu e Passa Quatro em Minas Gerais, Cruzeiro e Cachoeira Paulista, em São Paulo. Além do lindo Vale do Embaú, Pico do Itaguaré, Marins, Tijuco Preto e Pedra da Mina.

A trilha

 

    Partindo de Passa Quatro, o acesso pode ser feito de carro seguindo pelo bairro rural Varjão, pela estrada da Caixa D’Agua até a entrada da rampa de voo livre da Casa de Pedra, ali se incia a trilha, partindo já da altitude de 1500mts. Há estacionamento no rancho do Pedro Motta, de onde se inicia a trilha.
     Apesar de nova, a trilha está bem demarcada e com acesso fácil. Não existem pontos de escalaminhada e nem grande dificuldade. Subindo pela mata e depois em trecho aberto, em aproximadamente duas horas se chega ao topo do Campo do Muro.

A decolagem

 

     O Campo do Muro é um pico relativamente limpo, com boas áreas que possibilitam a decolagem. Os ventos na região são normalmente moderados com algumas rajadas mais fortes, que se bem observadas não impedem a decolagem. É possível decolar com tranquilidade com ventos N, NE e NO, nestes casos provavelmente o voo renderá mais.
     Existem diversas áreas que podem ser usadas, tanto mais próximas do final da trilha, quanto um pouco mais afastadas. Vale um pouco mais de caminhada depois de descansar para explorar o local. Inclusive para conhecer o tal Muro que dá nome ao pico, que fica seguindo a trilha logo após alcançar o topo, descendo um pouco para o outro lado.

O voo 

 

   Os voos na região da Mantiqueira são conhecidos por renderem bem, existem boas térmicas e bons locais onde é possível se manter bem sustentado. Claro que como é uma região de montanha com bastante atividade térmica, a pilotagem ativa é sempre necessária.
    Logo à frente da área de decolagem existe um imenso paredão de pedra negra, além de lindo, aquecido pelo sol desprende ótimas termais que fazem o voo ficar bastante interessante.
     É possível fazer o voo tomando sentido a cidade de Cruzeiro, SP. Para isso é preciso ganhar relativa altura para garantir a travessia da serra, decolando do Campo do Muro é possível ganhar no paredão de pedra e depois seguir pela crista da cordilheira, seguindo a direção do vento.
     Além de tentar a travessia para Cruzeiro, o voo mais tranquilo e feito seguindo de volta para Passa  Quatro, decolando do Campo do Muro até a cidade é o nosso famoso pregão, sem erro.

O Pouso

     O pouso em Passa Quatro é no centro da cidade, na área da estação ferroviária. (Com sorte dá pra chegar voando enquanto também chega por ali a famosa Maria Fumaça centenária). A área é ampla e bem delimitada pelas árvores na lateral, inicio e fim do pouso. A aproximação é feita sobre a estação e o pouso na área gramada.

Video

Confira o vídeo da trilha e visual irado do voo!

Texto e Imagens: Daniel Lima 
@DanielLima_ @ParapenteP4

 facebook.com/20Uns  

Montanhista, Piloto de parapente e entusiasta do Hike and Fly. Primeiro a decolar do Pico da Neblina, montanha mais alta do Brasil! Editor do primeiro site dedicado a modalidade no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *