Pedra das Flores / Pico do Lopo – Extrema-MG

 
 

A Pedra das Flores fica na Serra do Lopo, acessível por Joanópolis-SP pelo lado sul ou Extrema-MG pelo lado norte. Este roteiro mostra a trilha completa pelo lado sul, subindo pela “Estrada do Sabão” e pelo lado norte pelo trecho da “Transmantiqueira” acessando a trilha pela pousada Céu da Mantiqueira. Valor do acesso R$20 (valor em Julho/20) com direito a banheiros e piscina. Até a pousada aproximadamente 1h45 de caminhada e após a pousada +45min.


A RAMPA

Altitude: 1.700m
Desnível: 800m
Quadrantes para decolagem: SW – S – SE – E 

Granito sólido e muito amplo, ligeiramente inclinado e muito irregular, os cristais podem romper as linhas do parapente, preste atenção ao penhasco no final da rampa. Decolagem ideal com vento SE, mas também confortável com S ou E. Fácil acesso à área de pouso ao sul.



AS TRILHAS

A trilha sul…………: ~11km e ~870m de desnível e 2h30.
A trilha norte………: ~5,5km e ~950m de desnível e 1h30.
A trilha a partir da pousada Céu da Mantiqueira: aproximadamente 2,5km e 30min.

A caminhada para subir desde o lado sul inicia na Rod. Entre Serras e Aguas SP-036 e segue por estrada de terra, basta acessar a estrada do Sabão e seguir as placas “rampas de voo livre”. Ao chegar nas rampas de madeira, siga em frente por mais 1km até o estacionamento da pousada Céu da Mantiqueira ao lado das antenas. A partir dali segue pela trilha tradicional da que vai até a Pedra do Cume. É possível deixar o carro na pousada Céu da Mantiqueira e fazer apenas o trecho de trilha com aproximadamente 2,5km e 35min. de caminhada.

A caminhada pelo lado norte tem acesso próximo ao bairro do Garaiúva em Vargem-SP.

MAPA COM TRILHAS E RAMPAS.

O VOO

A Serra do Lopo apresenta grande desnível e se extende por vários km, proporcionando excelente lift e termicas robustas. É possivel sobrevoar a Pedra do Cume e maciço do Guaraiuva no lift curtindo todo visual da represa do Jaguari e Joanópolis. Grande potencial para XC. A Serra do Lopo é um ponto de voo livre clássico.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A Pedra das Flores tem vantagem sobre as rampas de madeira tradicinais da Serra do Lopo porque o piloto já decola com grande desnível a sua frente, enquanto que nas rampas de madeira o piloto tem que vencer um grande “platô”de mata antes de alcançar o desnível, correndo risco de arborizar em dias de vento forte.

Por: Leandro Montoya

Montanhista, Piloto de parapente e entusiasta do Hike and Fly. Primeiro a decolar do Pico da Neblina, montanha mais alta do Brasil! Editor do primeiro site dedicado a modalidade no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *