Red Bull X Alps anuncia rota com Eiger e Mont Blanc

Texto: Tite Simões
Imagem: Red Bull X-Alps 2019

Serão 1.138 km de percurso entre Salzburg e Mônaco na mais difícil competição de aventura do mundo!

– Vai ser no quintal de casa! Assim o brasileiro Gui Pádua festejou a anúncio do roteiro da 16a edição do Red Bull X Alps, competição de aventura que reúne corrida, montanhismo e parapente. Segundo o brasileiro, que treina frequentemente em Chamonix (FRA) e Lauterbrunnen (SUI) “vai ser um roteiro bem louco, difícil, mas com muita beleza natural”.
O Red Bull X Alps é uma competição realizada a cada dois anos, considerada a prova de aventura mais difícil e cenográfica do mundo, sempre com largada em Salzburg (AUT) e chegada em Mônaco. Em 2019 o roteiro será ainda mais difícil por conta da condição climática que ainda se apresenta nos Alpes. Segundo Gui Pádua – que vai integrar a equipe France 3 como apoiador – “parece que teremos muita neve, porque neste momento já deveria estar derretendo, mas o clima continua muito frio e os voos serão gelados”.
O ponto alto (literalmente) do roteiro serão duas das montanhas mais emblemáticas da Europa, o Eiger, na Suíça, com 3.970 metros e o charmoso Mont Blanc, na França com 4.810 metros, este o mais alto dos Alpes.  Estas montanhas estão no alvo da maioria dos montanhistas e aventureiros do mundo e não terão painel de assinatura dos competidores, ou seja, eles podem passar voando a uma distância pré determinada.
De acordo com o regulamento serão 13 “turnpoints” (passagens obrigatórias) por seis países. Porém nem todos tem um painel de assinatura (signboard), o competidor pode passar voando, mas tem obrigatoriamente de ser a uma distância ou rota determinada pela organização do evento. No caso do Eiger pode passar a um raio de 1.500 metros do turnpoint marcado pelo GPS. Já o Mont Blanc deve ser passado pela face norte. Isso significa que o piloto de parapente pode saltar de outra montanha, mas deve sobrevoar estes dois pontos obrigatórios pelo regulamento.

Para 2019 o Red Bull X Alps terá os seguintes turnpoints (TP)


Largada: Salzburg, Áustria
TP 1: Gaisberg, Áustria (Signboard*)
TP 2: Wagrain-Kleinarl, Áustria (Signboard)
TP 3: Aschau – Chiemsee, Alemanha (Signboard)
TP 4: Kronplatz, Itália (Signboard)
TP 5: Lermoos – Tiroler Zugspitz Arena (no ponto mais alto passagem pelo norte; na base tem o Signboard)
TP 6: Davos, Suíça (Signboard)
TP 7: Titlis, Suíça (Signboard)
TP 8: Eiger, Suíça (passagem num raio de 1500m)
TP 9: Mont Blanc, França (passagem pela face norte)
TP 10: St. Hilaire, França (Signboard)
TP 11: Monte Viso, Itália (passagem num raio de 2.250m)
TP 12: Cheval Blanc, França (passagem pela face Oeste)
TP 13: Peille, França (Signboard)
Chegada: Mônaco
Signboard = quadro de assinaturas
Com largada prevista para o dia 16 de junho, esta edição da X Alps terá 32 atletas, sendo duas mulheres, de 20 países, que terão de percorrer uma média de 100 km por dia nas seguintes modalidades: corrida a pé, corrida de montanha, escalada, trekking e parapente. Cada atleta tem de percorrer as trilhas pelos Alpes e pode, a qualquer momento que achar viável, continuar voando de parapente.
Pela primeira vez esta competição terá a participação de um brasileiro na equipe de apoio, Gui Pádua, mineiro de 44 anos, campeão mundial de skysurf e recordista de travessia dos Alpes correndo a pé.  Ela participará como apoiador na equipe francesa, responsável por ajudar tanto o atleta francês, Anoine Girard, quanto os demais membros da equipe.

E você poderá acompanhar essa louca aventura aqui mesmo pelo Hike&Fly Brasil, fique de olho!
Montanhista, Piloto de parapente e entusiasta do Hike and Fly. Primeiro a decolar do Pico da Neblina, montanha mais alta do Brasil! Editor do primeiro site dedicado a modalidade no Brasil.

0 Comments

  1. Tite
    15 de março de 2019

    Belo texto!

    Responder

  2. 16 de março de 2019

    Muito bom rer um nome brasileiro no evento mesmo que seja na equipe de apoio

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *