Ninho das Águias – RS

O “Ninho” como é conhecido pelos pilotos locais é a rampa de vôo livre mais charmosa do RS. Fica na Cidade de Nova Petrópolis, na serra gaúcha, distante apenas 37Km da cidade de Caxias do Sul (centro econômico da serra gaúcha), 42Km de Gramado e 95Km de Porto Alegre, capital do estado.
A rampa Norte/Noroeste tem acesso fácil por estrada parcialmente asfaltada e recebe um grande número de visitantes nos finais de semana, em busca do lindo visual e do por de sol incomparável. Sua altitude é de cerca de 700m e tem um desnível de 650m em relação ao pouso oficial do Clube Ninho das Águias de Vôo Livre (https://www.facebook.com/Clubeninhodasaguias/).
S 29°217.30″ W 051° 952.86″
A trilha
         Saindo do pouso oficial em direção da Linha Temerária, anda-se por cerca de 3Km por estrada pavimentada até chegar ao início da trilha propriamente dita. Daí para frente são mais 5Km de estradinhas de interior dando a volta na montanha, subindo 650m de desnível, até chegar no estacionamento e na rampa propriamente dita. A estrada não é utilizada por automóveis, apenas bicicletas e eventualmente veículos rurais, tornando a caminhada muito tranquila e prazeirosa.
Há trilhas mais fechadas que levam menos do que as cerca de duas horas de caminhada, porém são mais fechadas e difíceis de seguir sem um guia local. Recomendo a estrada padrão (Linha Temerária).
A decolagem
     A rampa norte do Ninho é muito amigável. Há uma enorme área gramada para checagem do equipamento e uma rampa igualmente gramada, além de contar com uma rampa de concreto muito utilizada pelas asas delta. Há bar e banheiros disponíveis no local.
O voo 
  
  Os vôos na serra gaúcha são um pouco diferentes daqueles das regiões mais conhecidas do país. Não há uma constância tão grande da climatologia (o microclima influencia muito as condições nesta região). Em geral nos meses de outono, inverno e primavera temos as condições ideais para “cross country””, levando em consideração o relevo altamente irregular e a proximidade de grandes cidades com rotas de aviação comercial que devem ser observadas. A térmicas são pequenas e fortes, com descendentes igualmente fortes. Do Ninho voa-se grandes distâncias, para os padrões do Ninho. É uma rampa de montanha exigente que oferece um visual lindo e resgates fáceis devido à boa malha viária.
O Pouso
     O pouso oficial é grande e localiza-se logo abaixo da rampa, dentro de um vale onde geralmente o vento é mais forte. Recomenda-se visitar o pouso antes de ir para a rampa. Conta com estacionamento, banheiros e bar. e é o local de encontro natural dos pilotos de asa e parapente depois de uma tarde de vôo. Há outros inúmeros locais de pouso na área rural que circunda a rampa, ou em caso de emergência, no gramado do estádio municipal da Cidade de Nova Petrópolis.
 
 
 
Videos
Texto e Imagens: Mauro Chies
Montanhista, Piloto de parapente e entusiasta do Hike and Fly. Primeiro a decolar do Pico da Neblina, montanha mais alta do Brasil! Editor do primeiro site dedicado a modalidade no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *