Morro da Baleia – Alto Paraíso – GO (Chapada dos Veadeiros)

Uma notável montanha dá as boas vindas da Chapada dos Veadeiros a todos que chegam ao parque pela GO-239, estrada que liga Alto Paraíso a São Jorge. Lá está, a direita da estrada, o Morro da Baleia, também conhecido como Morro de Engomar. Seja pela beleza e alguma harmonia das formas, seja pelo entusiasmo de chegar a um dos parques mais lindos do país, a parada para apreciar e fazer fotografias é irresistível.
 
O Guia abaixo mostra como subir, decolar e voar de parapente na Chapada dos Veadeiros, no norte de Goiás, a partir de uma “rampa” natural no col entre a “cauda” e “corpo” da “Baleia”. Térmicas fortes e lindo visual esperam você!

Planejamento Geral

O Morro da Baleia está a menos de 30 minutos de Alto Paraíso ou São Jorge, duas das cidades preferidas para hospedagem na Chapada dos Veadeiros. A trilha para subir até a rampa leva menos de 1h. O pouso fica perto do estacionamento e não há complicações para voltar, mesmo em caso de descer caminhando.
 
A Cachoeira Santa Barbara fica um pouco longe, no município de
Cavalcante, mas vale a pena! Foto: Lygia Takayama
Portanto, trata-se de um point perfeito para um voo recreativo que você pode encaixar em uma manhã ou tarde vazia durante sua estadia na Chapada dos Veadeiros. Claro que você pode se planejar para engatar um puta voaço, mas isso é uma decisão sua e não uma imposição do local.
 
Para completar o clima recreativo, tem uma cachoeira a uns 15min. da rampa, então pense no seguinte: estacione, suba, tome um banho de cachoeira e depois voe relaxado, brinque a vontade mas pouse perto do carro para não precisar de resgate. Volte para cerveja e petiscos em algum dos quiosques que ficam perto das cachoeiras
 

A melhor condição de voo

 
A decolagem no Morro da Baleia é bem alinhada para NE e E. Também é possível sair para SE. Segundo Raphael Brigato, piloto local, E e NE são os ventos predominantes na região então as chances de voo são grandes.
 

Cuidado com a Vegetação do Cerrado

 
A Chapada é linda para uma visita independente do voo livre!
Foto Lygia Takayama
Cuidado extremo com flora. A vegetação do cerrado brasileiro é muito mais frágil do que aparenta. Algumas plantas levam 1 ano para crescer apenas 3mm. Além disso o bioma é suscetível a queimadas. Não faça fogo, não saia das trilhas e, pelo amor de Deus, não arranque plantas para facilitar a decolagem. Isso é crime contra a vida.
 
Conheça a iniciativa Pega Leve.
 

O estacionamento e a trilha

Way Point Inicio da Trilha: -14.12916, -47.64178
 
 
Para chegar até o início da trilha é um pouco complicado pois não há sinalização. Seguindo pela GO-239 vindo de Alto Paraíso sentido São Jorge, passe o mirante do Morro da Baleia e entre a direita onde há uma placa “Bona Espero” (fica antes do Waldomiro). Siga pela estrada de terra mantendo sempre a esquerda até chegar ao estacionamento. Há duas opções: o primeiro estacionamento é pago e fica bem ao lado do pouso, o segundo fica uns 300m mais a frente e é gratuito. Ambos dão acesso à trilha que é bem marcada até o col do Morro da Baleia.
Quando você chegar ao col, em vez de seguir direto para a evidente rampa à sua direita, siga em frente por mais uns 150m e você vai chegar na cachoeira Bailarina.

 

O Ponto de Decolagem

Way Point Decolagem: -14.12107, -47.64824
Raphael Brigato decolando no Morro da Baleia na Chapada dos Veadeiros. Foto: Lygia Takayama
A rampa é espaçosa e há um pouco de enrosco no chão. Penso que seja possível abrir até 3 velas. 
Nós decolamos depois das 16:20h e não conseguimos subir. Nosso plano de voo foi decolar e encostar bem na serra para tentar aproveitar o máximo do lift e passar para o corpo ou cauda da baleia, mas não conseguimos e pregamos.

A Rampa é bem espaçosa. Foto: Kalyda
 
Entretanto, no mesmo dia, nós havíamos decolado e voado a menos de 10km do Morro da Baleia, e perto do meio dia. As térmicas (e descendentes) estavam bem fortes e poderíamos ter engatado um bom voo. 
 
Decolando da Baleia, a tirada mais evidente seria por cima da GO-239, sendo possível pousar em São Jorge! A vantagem é que a vegetação no Cerrado é menos densa e rasteira, e tem pouso para todo lado.
 

O Pouso

 
A área logo a esquerda para quem olha da rampa para o vale é administrada pelo ICMBio e a recomendação é que não se pouse a esquerda da cerca (imagens abaixo). 
 
Há tanto pouso que destacamos dois apenas por conta da conveniência. O pouso logo após as árvores, no pasto, serve bem para quem quer ir direto para os carros. 
 
Há um pouso mais a direita e mais perto dos carros, mas é exposto a rotor das arvores e mais apertado.
Há um pouso mais alto, praticamente ao lado da trilha. Ele é um pouco apertado mas pode ser ideal para caso o piloto quiser tentar decolar novamente. Basta pousar ali e subir até a rampa novamente.
 

Piloto local e onde ficar

O casal Raphael Brigato e  Kalyda Scheicher moram em Alto Paraiso e estão desenvolvendo o voo livre na Chapada. Além do Morro da Baleia eles conhecem outras rampas e dezenas de atrativos na região.
Eles são os proprietários da prática, aconchegante e bem localizada Pousada Alto da Chapada, que fica em Alto Paraíso.
 
Contatos:
Raphael Brigato: (62) 3446 1907
Endereço: Av Paraiso, Lote 8 Quadra 64, Alto Paraiso – Paralelo a Rodovia GO 118
Facebook da Pousada: (Clique aqui)
 
 
 
 
 
 
Montanhista, Piloto de parapente e entusiasta do Hike and Fly. Primeiro a decolar do Pico da Neblina, montanha mais alta do Brasil! Editor do primeiro site dedicado a modalidade no Brasil.

12 Comments

  1. Anônimo
    6 de outubro de 2015

    Atividade não regulamentada, informações erradas, falta estudo sobre a area, e bem como disse o post, o casal está desenvolvendo o voo livre e ao mesmo tempo operando com as poucas informações que tem da área. Lamentável o risco que se corre visando apenas o lucro. Tenham cuidado!

    Responder
  2. Montoya
    6 de outubro de 2015

    Olá Anônimo
    Por gentileza nos aponte quais são as informações incorretas para que possamos rever. Entendemos que estamos ajudando no conhecimento (estudo) da área ao abrir as informações.
    Raphael e Kalyda estão desenvolvendo o voo livre, não há qualquer relação financeira aqui, pelo contrário, as informações estão disponíveis de modo público para qualquer piloto.
    O risco é inerente a pratica do voo livre e, no voo em questão, os pilotos avaliaram as condições e consideraram o voo seguro.
    Diferente do que voce afirma, a atividade de voo livre é regulamentada pelas associações.

    Responder
  3. marden selene
    6 de outubro de 2015

    Lamentavel amigo é seu comentario..quem nao mostra a cara.nao pode falar nada amigo.. anonimo.. e sua informacao tecnica sobre o voo que é lamentavel.. o cara nao ta vendendo voo suplo amigo…

    Responder
  4. marden selene
    6 de outubro de 2015

    *voo duplo…. Ridículo amigo anonimo…

    Responder
  5. Unknown
    6 de outubro de 2015

    Boa galera. Ótimas dicas.
    Esse anônimo aí está sabendo legal…
    Amigo anônimo, se você se der ao trabalho de ler o conteúdo desse site, verá que é exatamente o oposto. São dicas para quem já voa aproveitar o local por conta própria.
    O voo praticado desta forma apresenta o mesmo impacto ambiental que fazer uma trilha…

    Responder
  6. Kályda Scheicher
    6 de outubro de 2015

    O casal em questão, inclui a minha pessoa. E eu posso afirmar, que não passamos nenhuma informação errada sobre o local. Não estamos divulgando ou vendendo voos, saímos nesse dia para aproveita-lo e descobrir alguns lugares para praticar de voo livre. O que é comum em qualquer esporte de aventura. E por favor, entenda que nós não pagamos para aparecer nessa publicação como propaganda, eu entendo que, esse blog tem como interesse principal divulgar a prática de de caminhada e voo de parapente/paraglider. Nosso nome e contato apareceram, pois nós moramos aqui na pousada, e caso alguém queira alguma informação do local nos encontre. Lamento que a sua interpretação tenha sido tão superficial, mas entendo que nem sempre temos dias bons atrás do computador. Coloca mais amor nos seus julgamentos, abre a mente.

    Responder
  7. Hilton Benke
    25 de outubro de 2015

    Cada uma viu… kkk Mas uma coisa que aprendi com o desenvolvimento de 15 anos do AltaMontanha, é que não se responde fakes, anônimos e etc… Fica a dica: Don´t feed the Trolls! http://altamontanha.com/Colunas/1942/don-t-feed-the-trolls

    Responder
  8. blog do samuka
    4 de novembro de 2016

    Este comentário foi removido pelo autor.

    Responder
  9. blog do samuka
    4 de novembro de 2016

    Temos mais locais no rj cadastrados no hike and fly.info se quiser cadastrar mo blog é so confirir:
    http://www.hikeandfly.info/hikeandfly/tour.aspx?guid=402ce77e-4826-4c0e-8707-54048b183768

    Responder
  10. Unknown
    21 de fevereiro de 2017

    Parabéns pelas informações. O site está muito completo, com imagens, dicas e mapas. Perfeito!
    Parabenizo também os parceiros que puseram as dicas sobre o vôo livre, pois estou indo conhecer a Chapada no Carnaval e querendo levar equipamento.

    Vocês saberiam me informar se agora no Carnaval tem condição pelo menos de dar prego no parapente?

    Responder
  11. Humberto tattoo
    16 de janeiro de 2021

    Sempre tem uns idiotas p atrapalhar qiem ta feliz com o esporte..va em frente galera o voo é livre…

    Responder
  12. anonimo
    27 de abril de 2023

    aqui quem fala é o anonimo que comentou lá em cima. Sou preá e só voo na praia, tenho medo de térmica e odeio mosquitos….falei bobagem demais, desculpem

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *